Etec Philadelpho Gouvêa Netto

frente da escola

A Etec Philadelpho Gouvêa Netto faz parte do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), ou simplesmente Centro Paula Souza, que por sua vez está vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) do Estado de São Paulo. A Diretora Superintendente do Centro Paula Souza é a Profª Laura Laganá e tem sob sua gestão as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs). São 219 Escolas Técnicas, entre industriais (das quais fazemos parte) e agrícolas, e 65 Fatecs espalhadas por 300 Municípios do Estado de São Paulo. Em São José do Rio Preto, Cidade do interior do Estado de São Paulo com aproximadamente 438.000 habitantes e que dista 436 Km da Capital (São Paulo), está a Etec Philadelpho Gouvêa Netto, sob a Direção da Profª Valéria Regina Donatoni Anguera. Temos atualmente 1692 alunos regularmente matriculados, sendo 579 do Ensino Médio e Ensino Integrado ao Médio e 1113 do Ensino Técnico. Os alunos são oriundos da cidade de São José do Rio Preto, das cidades da região e também de algumas cidades dos estados do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais. Para estudar nas Etec’s do Centro Paula Souza faz-se necessário participar do Processo Seletivo chamado Vestibulinho, que ocorre semestralmente, e é realizado pela Instituição de Ensino. A Escola Técnica Estadual Philadelpho Gouvêa Netto oferece cursos de qualidade gratuitamente. Possui um corpo docente altamente especializado com profissionais graduados, pós-graduados, mestres e doutores, com vasta experiência profissional no Ensino Médio e no Ensino Técnico, admitidos através de concurso público realizado na própria escola. Os servidores administrativos também são qualificados e tem muita experiência no desempenho de suas funções.

 

Quem foi Paula Souza?

O professor Antônio Francisco de Paula Souza foi o fundador da Escola Politécnica de São Paulo - Poli, hoje integrada à Universidade de São Paulo. Engenheiro, político e professor, Paula Souza nasceu em Itu, em 1843. Em sua atuação profissional, Paula Souza também foi responsável por projetos para a cidade de Amparo. Foi em toda sua vida pública um empreendedor. Na Educação, esteve ligado à Poli por 25 anos. Seu desejo era introduzir no Brasil um ensino técnico voltado para a formação de profissionais preocupados com o trabalho e não apenas com discussões acadêmicas. Seu dinamismo em criar obras é um exemplo dessa preocupação. Criou um conceito novo de ensino, convidou especialistas europeus e americanos para lecionar na Poli, à frente da qual esteve como primeiro diretor, de novembro de 1894 a abril de 1917, quando faleceu, em São Paulo.

Endereço:

Avenida dos Estudantes, 3278 Jardim Aeroporto - 15035-010 São José do Rio Preto - SP

(17) 3233-9266

Missão:

Promover a formação, a qualificação e a integração do jovem e do adulto como agente participativo e ético no meio social e profissional, ampliando as condições de empregabilidade, produtividade e melhoria da qualidade de vida.

Visão da Escola: 

"Contribuir efetivamente para melhoria da qualidade de vida de nossos alunos e para transformação da realidade em nosso entorno.”